Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2007

Departamento de Marketing numa IES


O ambiente educacional, sobretudo para as IES privadas já está configurado: é guerra mesmo! Mas não é uma guerra qualquer, é uma guerra onde nem sempre o mais forte ou maior vai vencer. Na verdade não precisa haver um único vencedor, mas com certeza só sobreviverão aqueles que se adaptarem às mudanças. Sem dúvida nenhuma, uma das primeiras coisas que uma IES deve fazer para “começar” a entrar nesse ritmo é a criação de um “Departamento de Marketing”, que não tem nada a ver com as conhecidas “Assessorias de Comunicação”, por favor!! Afinal como já dizia minha avó: Cada macaco no seu galho! O Departamento de Marketing deve ser gerenciado por um profissional com alguns pré-requisitos para melhor exercer a função, primeiro é ter uma sólida formação em marketing, com conhecimento e prática de mercado, depois é claro, também ter um bom conhecimento acadêmico, de preferência ter experiência como professor ou gestor,
porque só assim ele conseguirá fazer essa “ponte” entre o marketing convencional e o marketing educacional.

Objetivo principal
O objetivo do Departamento de Marketing é o de mapear os diversos mercados da Instituição, internos e externos, funcionando como apoio para funcionários, professores, coordenadores. Fornecendo dados consistentes para a Diretoria e Reitoria, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Planejamento de Marketing
O processo de planejamento de marketing consiste em cinco passos básicos, que podem ser representados por: PM - SDP - MM - I - C

Onde:
PM = Pesquisa de Mercado
SDP= Segmentação, Definição de público-alvo (foco de mercado) e Posicionamento.
MM = Mix de Marketing (popularmente conhecido como os cinco Ps, ou seja, produto, preço, praça, promoção e pessoas).
I = Implementação
C = Controle (obter o feedback e avaliar os resultados, além de revisar e melhorar a estratégia de SDP e as táticas de MM)

Esse é um resumo do funcionamento de um Departamento de Marketing. É claro que é necessário que haja uma análise minuciosa antes de ser tomada qualquer decisão que envolva o planejamento estratégico de uma IES, mas meu objetivo nesse Blog não é esgotar o assunto e sim gerar uma troca construtiva de conhecimento. Outra coisa muito interessante é a importância de um olhar externo.

Olhar Externo?

É sempre bom poder contar com uma agência de propaganda para criar e coordenar as campanhas de comunicação comerciais e institucionais, pois essa é a área deles, tanto melhor se forem especialistas na área educacional. É importante deixar claro que na maioria das vezes a atuação das agências só agrega valor ao trabalho do Departamento de Marketing da IES, pois não há diferença de preço sobre uma campanha que é feita diretamente com os veículos de comunicação ou através de uma agência.

Quem pode ajudar?

A Yauara tem profissionais preparados especificamente para montar um Departamento de Marketing na sua IES, e claro, se for de interesse também atender à IES como Agência de Publicidade. Entre em contato e solicite uma apresentação. Os emails são: hermes.consultoria@yahoo.com.br ; hermes.consultoria@superig.com.br

4 comentários:

Moyza Magalhães disse...

Oi Hermes gostei muito do seu texto..Esta de Parabéns!!

Anônimo disse...

Olá Hermes, eu estou trabalhando em no departamento de marketing de uma IES. É um cargo novo e estamos começando um trabalho. Vocês oferecem algum tipo de curso?
meu e-mail: joanaribeiro19@hotmail.com

Unknown disse...

Esse é o ponto. Educacional deve ser trabalhado de forma diferenciada. Poucos fazem.

Guillermo Tângari
www.educacom.com.br

I.Home Consultoria & Negócios Imobiliários disse...

Não existem profissionais especializado nesta área, e sim profissionais de mkt e acadêmicos que se adaptam a esta área.