Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O papel do Marketing nas Instituições de ensino.

O marketing para instituições de ensino auxilia o mantenedor a decidir sobre quais necessidades, desejos e esperenças depositará seus esforços educacionais. Satisfazer de forma adequada as necessidades e os desejos do público-alvo, é de fundamental importância para o sucesso da instituição educacional. Entretanto, a satisfação do público-alvo, não significa fornecer qualquer programa educacional e/ou programas de comunicação direcionadas sem o menor vinculo pedagógico, e sim tornar mais atraente e diferente o serviço educacional. Assim a escola precisa estar atenda ao que chamo de miopia escolar. Ou seja, achar que ações de marketing não tem relação com o produto pedagógico. É preciso ficar atento, associar o serviço pedagógico prestado a outros serviços que, apesar de contribuir com um valor maior para a instituição, não é visto como tal pelas famílias e alunos. Existe um ditado famoso usado com freqüência em Marketing : Perception is reality. Ou seja, percepção é realidade. Se famílias e alunos não  percebem tudo que é disponibilizado na sala de aula como algo que agrega valor. Você não agrega valor.
Marketing Educacional é o esforço de posicionamento desenvolvido por instituições de ensino junto aos usuários de seus produtos e serviços (estudantes, professores e comunidade) ou a grupos sociais determinados ou ainda à própria comunidade. A longo prazo, a instituição deve assegurar as necessidades das familias e alunos, pois um aluno não está interessado somente em um diploma, mas também no domínio real de informações e habilidades que justifiquem essa conquista, além, é claro, das necessidades da sociedade, que esperam pessoas preparadas para serem produtivas e que assumam responsabilidades.
O Marketing Educacional não pode como percebem algumas instituições, ficar à mercê dos desejos e miopias de gestores não comprometidos com a educação. Assim não podendo restringir-se a determinadas situações, como no caso da simplificação de sua importância ao simples recrutamento de alunos para ocupar as cadeiras escolares.
Essa é uma área que precisa passar por uma crescente profissionalização porque, vista comparativamente, está em situação de desvantagem com outros segmentos de negócios. Poucas são as instituições que dispõem de canais eficientes e integrados ao centro do negócio da escola.
Marketing Educacional é uma disciplina emergente da área de Marketing, que utiliza estratégias e táticas mercadológicas e de comunicação para captação, retenção e fidelização de clientes (no caso, alunos) de Instituições de Ensino.
Alguns especialistas consideram a nomenclatura equivocada, adotando “Marketing para Instições de Ensino” como correta. A alegação é a de que “Marketing Educacional” seria uma inversão nominal, dado que, no caso, o ensino seria usado como ferramenta de marketing e não o oposto. Entretanto, assim como Clubes praticam o “Marketing Esportivo” para captação de sócios e torcedores, Instituições de Ensino praticam o “Marketing Educacional”.

Antena de Marketing

Nenhum comentário: